A Embaixada dos Países Baixos em Angola/Embassy of the Netherlands in Angola realizou uma visita ao escritório da Uyele na manhã desta segunda-feira, 27, onde reuniu com a direcção da associação cívica. A reunião teve como objectivo fortalecer os laços institucionais e explorar possíveis colaborações futuras, dando sequência ao encontro tido em Abril de 2023.
Rafael Morais, Délcia Chitém e Simão Hossi, presidente, vice-presidente de direcção e o vice-presidente do conselho fiscal, respectivamente, estiveram à conversa durante cerca de uma hora com Carina van-Dúnem, Policy Officer da representação diplomática. Depois da apresentação do estado actual da Uyele, onde se fez uma apresentação dos principais projectos em curso, a missão da organização e os desafios enfrentados no contexto actual.
Carina van-Dúnem destacou as linhas prioritárias da Embaixada dos Países Baixos, que incluem áreas como direitos humanos, fortalecimento da sociedade civil e economia. Essas prioridades, conforme salientado, alinham-se directamente com alguns projectos em fase de desenvolvimento e implementação pela Uyele.
Na qualidade de jornalista, Simão Hossi frisou as perspectivas do impacto comunicacional das iniciativas da organização e do projecto de jornalismo comunitario, que consiste em formar jornalistas comunitários nas províncias de Luanda e Bengo, tendo como parceira a associação Kutakesa e o financiamento do NED.
O encontro foi encerrado com um compromisso mútuo de se continuar a explorar formas de colaboração, marcando um passo importante no fortalecimento do trabalho da Uyele e no alinhamento com parceiros estratégicos.