A UYELE – Associação Cívica, organização não-governamental de defesa dos valores e direitos humanos, informa que deu início ao projecto de promoção da liberdade de expressão e de imprensa nas áreas periféricas das províncias de Luanda e Bengo.
O projecto visa capacitar cidadãs e cidadãos em jornalismo comunitário para que possam exercer a liberdade de expressão e de imprensa, bem como demais direitos humanos.
O público-alvo são jovens, mulheres e homens em paridade, com destaque para activistas, com o objectivo de dotá-los tecnicamente para que façam melhor acompanhamento e divulgação das acções e actividades cívicas desenvolvidas pela sociedade civil nas suas comunidades.
Na fase final serão realizadas duas conferências de imprensa, uma em cada província, para abordar o estado da liberdade de expressão e de imprensa.
A ONG Kutakesa é parceira de formação. A organização se dedica essencialmente na protecção dos defensores de direitos humanos em situações reais de privação da liberdade ou risco de morte.
O National Endowment for Democracy (NED) financia este projecto com uma bolsa de apoio ao jornalismo independente para promoção das liberdades de expressão e de imprensa no valor de 48 mil dólares norte-americano para um ano de trabalho.