O excesso de lixo que se encontra no dique da vala de irrigação de Caxito não é recolhido há bastante tempo, como denunciam os moradores do bairro do Riceno, onde duas grandes lixeiras deixam a comunidade preocupada devido ao surto de cólera.

Reportagem de Domingos Piriquito

As famílias da referida comunidade usam a água do canal de irrigação para a higienização e as crianças brincam nos focos de lixo, um acto que pode trazer outras doenças graves e assim propagar o número de infectados pela cólera na província do Bengo.

O canal de irrigação de Caxito estende-se da localidade do Sassa Povoação, na comuna das Mabubas, à cidade de Caxito, percorrendo um total de mais de 10 km, até desaguar no rio Dande, na localidade do Porto Quipiri. Durante a sua passagem na cidade de Caxito, o perímetro corta bairros importantes como Kitonhi, Riceno, Kawango, Mifuma e Kingombe, arrastando o lixo para estas comunidades.

Os cidadãos que vivem nestes bairros contaram à nossa reportagem que estão preocupados com a situação e exigem intervenção urgentemente.